Buscar
  • D'Paula Tecnologia e Capacitação

Uso da tecnologia no processo ensino aprendizagem

Atualizado: 7 de Nov de 2020

O uso da tecnologia tem mudado nossa concepção de ensino aprendizagem. No mundo atual apenas a carteira, lousa e giz não são mais suficientes. Os aplicativos mostram que vieram para ficar.

Inovar é preciso!

Com isso os professores também têm mudado suas práticas pedagógicas por causa da tecnologia.

A D'PAULA trás pra você 5 (cinco) práticas que podem ser incluídas nas rotinas escolares:

  1. Redes sociais: O uso das redes sociais tem grande potencial para contribuir com o processo educativo pois, a maioria dos alunos tem acesso a elas, o custo é baixo e ainda há facilidade de criar grupos para realização de estudos e delegação de tarefas.

  2. Gamificação: Consiste em trazer as boas práticas dos games para a sala de aula. O grande benefício da gamificação é estimular o aluno a aprender mais e de maneira divertida. Aplicando a dinâmica dos jogos fica mais fácil colocar o conhecimento em prática e fixar o conteúdo nas aulas.

  3. Livros digitais: Outra tendência que cresce na educação são os e-books ou livros digitais. Eles auxiliam na compreensão dos conteúdos e podem ser baixados no celular, tables, notebooks possibilitando explorar recursos que vão além das paginas dos livros didáticos convencionais.

  4. Ferramentas: Podemos acrescentar aqui o ganho na educação com a instalação de aplicativos que atualmente auxiliam a realização de aulas remotas e reuniões. Com a chegada do novo normal, fazer reuniões remotas com os pais, reuniões pedagógicas, eventos comemorativos dentre outros ficará cada dia mais frequente utilizando estas ferramentas (Zoom, Meet, Google Classroom etc.).

  5. Formação on-line: Essa prática pode ser utilizada para formação de professores na melhoria da comunicação entres a equipe, aprimorar suas práticas pedagógicas e atualiza-los a respeito das novas tecnologias.

Cabe aos gestores e educadores acompanhar os avanços das principais tendências, investindo cada vez mais em métodos que proporcione o uso das tecnologias para sala de aula.


Você utiliza alguma dessas práticas?

Utiliza algo diferente?

Compartilhe conosco nos comentários!


Por: Wênia Cristina (@cristinawenia)

8 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo